by Frederico

Share

RFIDs: Perguntas e Respostas

Temos recebido muitas perguntas sobre os RFIDs que utilizamos para monitorização do inventário dos hotéis. Hoje respondemos às perguntas mais comuns que nos têm feito.

Na cleanup utilizamos a tecnologia RFID para monitorização do inventário dos nossos clientes. Esta tecnologia tem um método de identificação automática que emite dados através de rádiofrequência, permitindo recolher e armazenar informação remotamente através de um dispositivo colocado nas etiquetas de cada peça de roupa.

Essa informação fica armazenada num software que disponibilizamos aos nossos clientes, onde estes conseguem monitorizar o seu inventário em tempo real. Com esta ferramenta, os hotéis conseguem consultar a quantidade de roupa que têm no hotel, seja em utilização nos quartos ou no armazém, a quantidade que está em trânsito para a lavandaria e em lavagem na lavandaria. Para além disso, é possível consultarem faturas, volumes consumidos, ciclos de lavagem que cada peça já fez, histórico de utilização, entre outros.

Temos recebido muitas perguntas sobre como funciona exatamente esta tecnologia, que ferramentas são necessárias para monitorizar o inventário ou como funciona o software de gestão. Este blog post serve então para dar resposta às dúvidas que ainda persistem.

Como é que a etiqueta RFID funciona e como é que é colocada na roupa?

cleanup etiqueta rfid

A etiqueta com o RFID é fixada em cada peça de roupa através de estampagem a quente ou costura. Tem a particularidade de não ficar visível e de não se sentir no toque, o que torna praticamente imperceptível a sua presença na roupa.

Quando uma peça de roupa com etiqueta RFID passa por um leitor RFID, o leitor emite um sinal de rádio que é captado pela antena da etiqueta. A energia do sinal de rádio “ativa” a etiqueta, que responde enviando as suas informações armazenadas (como um identificador único) de volta ao leitor.

Como é que é feita a monitorização de cada peça de roupa com esta tecnologia?

A monitorização de cada peça de roupa é feita através dos seguintes passos:

Codificação da Etiqueta: Cada etiqueta RFID é programada com um identificador único que é associado a uma peça específica de roupa no sistema de gestão.

Leitura da Etiqueta: Quando a peça de roupa passa perto de um leitor RFID (por exemplo, na entrada ou saída da lavandaria, do hotel ou de um armazém), o leitor capta o sinal da etiqueta e lê o identificador.

Atualização do Sistema: O software de gestão de inventário recebe a informação do leitor e atualiza o status e a localização da peça de roupa em tempo real. Isto permite monitorizar a peça desde a entrada no inventário até à sua utilização e posterior envio para a lavandaria.

Que tipo de leitores de RFIDs existem?

Existem vários tipos de leitores RFID:

Leitores Fixos: Instalados em locais fixos, como entradas, saídas e cabines de inventário. Normalmente estão disponíveis em duas medidas, para gaiolas ou paletes, e permitem a leitura de todos os RFIDs em segundos, sem retirar a roupa dos veículos. Estes leitores fazem o scan de tudo o que estiver dentro da cabine, não havendo o risco de scanearem peças de roupa que estejam no exterior. São ideiais para leituras de entrada e saída.

cleanup cabine rfid

Leitores Portáteis: Para utilização manual, mais adequados para fazer leituras na operação ou para contar inventários móveis. Apesar da sua praticidade, comportam o risco de lerem peças de roupa que estejam nas proximidades, tornando o processo de contagem de inventário menos preciso.

cleanup leitor rfid

Leitores Integrados: Integrados em dispositivos como impressoras de etiquetas ou dispositivos móveis.

Portais de Leitura: Estruturas maiores, semelhantes a pórticos, usadas para monitorizar grandes volumes de itens que passam por uma área específica (normalmente na entrada ou saída de um espaço). É a solução ideal para leitura de carros ou gaiolas sem interromper o workflow da operação.

cleanup portal rfid

Como é feito o controlo do inventário com os leitores de RFIDs?

Os leitores de RFID são estruturas equipadas com sensores RFID capazes de scanear várias etiquetas em simultâneo. São utilizadas da seguinte forma:

Inserção das Peças: As peças de roupa são colocadas na cabine RFID.

Leitura em Massa: A cabine ativa todos os tags RFID das peças presentes e lê os identificadores em segundos.

Atualização Automática: O sistema de gestão de inventário é atualizado automaticamente com a quantidade e a tipologia de cada peça de roupa, facilitando a contagem de inventário e a localização de cada item.

Como funciona o software para aceder à informação que os RFIDs emitem?

O software de gestão dos RFID é fundamental para a funcionalidade da Operação, pois armazena as informações das etiquetas RFID, associando os identificadores únicos com os detalhes específicos das peças de roupa.

Permite aos hotéis visualizar, gerir e atualizar o inventário, monitorizar a localização dos itens em tempo real e gerar relatórios. Adicionalmente, o software pode ser integrado com outros sistemas de gestão, para fornecer uma visão abrangente do inventário e das operações.

Exemplo de Fluxo de Trabalho

cleanup fluxo rfid

                                                                                                         Fonte: LinenTech

Recepção: Quando a cleanup recebe a roupa dos clientes, faz a colocação do RFID em cada peça e regista-a no sistema.

Uso e Lavagem: Cada vez que uma peça é usada e enviada para a lavandaria, o movimento é registado através de leitores RFID na saída e entrada do hotel, bem como à entrada e à saída da nossa lavandaria.

Inventário: A contagem de inventário é feita rapidamente, pois basta colocar todas as peças numa cabine de RFID e o sistema atualiza a contagem de todos os itens em segundos.

Utilizar RFIDs para monitorização do inventário permite aos hotéis simplificar toda a gestão do seu inventário. Com esta tecnologia e um software de gestão integrado, os hotéis conseguem ser muito mais eficientes, poupar tempo e recursos e melhorar a experiência dos hóspedes.

Para saber mais sobre esta solução de gestão do inventário, contacte-nos aqui.

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados

Ver todos os artigos